Erro Oclusão – Bomba de insulina

Bom pessoal,

ontem a noite a minha bomba de insulina deu um erro. Fui jantar e medir a glicemia como de costume…coloquei a quantidade de carboidrato e administrei….e começou a contagem descrescente do bolus….de repente…apareceu um ERRO na bomba… “OCLUSÃO”… Neste momento a bomba pede para silenciarmos o bip de alerta ou silenciar. Mas e ai? O que fazer? Esse erro de OCLUSÃO segundo a minha médica se refere a insulina não está sendo admisnistrada corretamente devido a um entupimento no cateter, ou na canula ou no proprio reservatório. O que fazer? Segundo o manual da bomba devemos trocar todo o conjunto de infusão. Mas olha…estava com o reservatório ainda com 140 unidades de insulina…jogar isso fora é um desperdício, né?! Geralmente esse erro se dá quando o cateter ( parte que fica no corpo) esta com algum problema ou então por um erro da bomba mesmo.

O que eu fiz: troquei o cateter e tirei o cartucho onde fica a insulina e informei a bomba que iria trocar TUDO….mas não troquei o reservatório…. Isso para ela fazer o Auto-teste….quando ela terminou o auto-teste…infomei a quantidade de insulina que havia no cartucho…140 unidades e purguei o cartucho normalemente. Beleza! Mas a minha maior duvida foi … Quanto de insulina entrou?

Para a Bomba da Roche, que é a que utilizo, podemos ir lá em “meus dados” e verificar a quantidade. No meu caso, sempre fico atenta a quantidade do “bolus”. Deveria ter administrado 3,5 unidades …porém como deu erro só administrou 2,8unidades….Então para ajustar tudo…fui lá em bolus e coloquei 0,7 unidades para administrar!!!

E deu tudo certo! Glicemia ótima depois do jantar!

Então, acredito que nem sempre seja necessário descartar TUDO! Mas se o erro continuar devemos trocar todo o conjunto ou falar com a assistencia da Roche!

beijos,

Laiara 🙂

Anúncios

4 pensamentos sobre “Erro Oclusão – Bomba de insulina

  1. Se vc usa a bomba da roche, não há necessidade de trocar o cartucho. Eu troco apenas quando acaba a insulina mesmo, ou seja, a cada dez dias. Dentro desses 10 dias faço duas trocas de cateter, sem mexer no cartucho. Não tem porquê desprezá-lo!!!

  2. E quando apita oclusão aqui, eu também tento tudo que é possível antes de desperdiçar uma canula que de repente pode não estar realmente com algum problema!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s