Erro Oclusão – Bomba de insulina

Bom pessoal,

ontem a noite a minha bomba de insulina deu um erro. Fui jantar e medir a glicemia como de costume…coloquei a quantidade de carboidrato e administrei….e começou a contagem descrescente do bolus….de repente…apareceu um ERRO na bomba… “OCLUSÃO”… Neste momento a bomba pede para silenciarmos o bip de alerta ou silenciar. Mas e ai? O que fazer? Esse erro de OCLUSÃO segundo a minha médica se refere a insulina não está sendo admisnistrada corretamente devido a um entupimento no cateter, ou na canula ou no proprio reservatório. O que fazer? Segundo o manual da bomba devemos trocar todo o conjunto de infusão. Mas olha…estava com o reservatório ainda com 140 unidades de insulina…jogar isso fora é um desperdício, né?! Geralmente esse erro se dá quando o cateter ( parte que fica no corpo) esta com algum problema ou então por um erro da bomba mesmo.

O que eu fiz: troquei o cateter e tirei o cartucho onde fica a insulina e informei a bomba que iria trocar TUDO….mas não troquei o reservatório…. Isso para ela fazer o Auto-teste….quando ela terminou o auto-teste…infomei a quantidade de insulina que havia no cartucho…140 unidades e purguei o cartucho normalemente. Beleza! Mas a minha maior duvida foi … Quanto de insulina entrou?

Para a Bomba da Roche, que é a que utilizo, podemos ir lá em “meus dados” e verificar a quantidade. No meu caso, sempre fico atenta a quantidade do “bolus”. Deveria ter administrado 3,5 unidades …porém como deu erro só administrou 2,8unidades….Então para ajustar tudo…fui lá em bolus e coloquei 0,7 unidades para administrar!!!

E deu tudo certo! Glicemia ótima depois do jantar!

Então, acredito que nem sempre seja necessário descartar TUDO! Mas se o erro continuar devemos trocar todo o conjunto ou falar com a assistencia da Roche!

beijos,

Laiara 🙂

4 pensamentos sobre “Erro Oclusão – Bomba de insulina

  1. Se vc usa a bomba da roche, não há necessidade de trocar o cartucho. Eu troco apenas quando acaba a insulina mesmo, ou seja, a cada dez dias. Dentro desses 10 dias faço duas trocas de cateter, sem mexer no cartucho. Não tem porquê desprezá-lo!!!

  2. E quando apita oclusão aqui, eu também tento tudo que é possível antes de desperdiçar uma canula que de repente pode não estar realmente com algum problema!

Deixe um comentário

