Bomba de insulina – SIC: bolhas no cateter….

Tem 50 dias que estou usando a bomba de insulina… e existem alguns cuidados e atenção na troca do cartucho ( reservatório que colocamos a insulina na bomba) e conjunto de infusão (cateter + canula).

Administrar as bolhas que inevitavelmente aparecem quando colocamos a insulina no cartucho e no cateter é fundamental.

As minha medicas orientadoras me deram algumas dicas para que essas bolhas não apareçam como:

  • Retirar a insulina da geladeira pelo menos 12horas antes de encher o reservatório, pois a insulina gelada acarreta maior aparecimento de bolhas;
  • Na hora de encher o reservatório, tentar tirar todas as bolhas antes de colocar o reservatório na bomba;
  • Fazer a troca em lugar iluminado ou próximo a lâmpada para observar atentamente a saida da bolha do cateter;

As micro bolhas não representam problemas, mas as pequenas e grandes sim, pois ao invés de introduzir a insulina no nosso corpo, caso haja bolha….será administrado “ar” e isso pode deixar a nossa glicemia alta por um determinado tempo o que não é nada bom… 😦

na minha ultima troca não atentei para tirar a insulina da geladeira e fui encher o reservatório com a insulina gelada….dito e certo….tirei todas as bolhas do reservatório, mas não sei como depois que a insulina chegou na temperatura ambiente apareceram inúmeras bolhas dentro do reservatório…só percebi isso depois de 1 dia inteiro com a glicemia alta, pois media a glicemia, administrava insulina para corrigir e a “dita cuja’ continuava alta….era tanta bolha que resolvi trocar todo o conjunto novamente… resultado: perdi um 1 cateter, 1 canula, 1 reservatório e mais 200 unidades de insulina….

Então galera…fiquem atentooooooooos!!!

beijos,

Laiara 🙂

Anúncios

2 pensamentos sobre “Bomba de insulina – SIC: bolhas no cateter….

  1. Ao tirar a insulina da geladeira, NÃO SE DEVE RETORNA-LA À GELADEIRA, pois mudanças de temperatura fazem a insulina perder / diminuir seu efeito, ou seja, interfere em sua meia-vida…e 12 hs fora…e depois devolver também é problema. Com a pratica voce consegue eliminar as bolhas sem ter q fazer isso.

    • Oi Priscila!
      Obrigada pela preocupação e depoimento e concordo com você, mas isso quando se faz com bastante frequencia. Tirar ela da geladeira horas antes de substituir o cartucho não causa problemas nem danos. Se pensarmos bem, no meu caso, a insulina fica por quase aproximadamente 10 dias no cartucho dentro da minha roupa, variando constantemente de temperatura. Deixa-la em temperatuda ambiente por algumas horas não faz mal não…

      beijo enorme!

      Laiara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s